Ações








"Encenações de Brecht na Bahia" é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, do grupo de pesquisa PÉ NA CENA - Poéticas de Atuação e Encenação, liderado pelo Profº Drº Luiz Marfuz (PPGAC/UFBA) e dos alunos formandos de interpretação do curso Bacharelado em Artes Cênicas da ETUFBA como ação de extensão vinculada à montagem do espetáculo "Meu Nome é Mentira" dirigido por Luiz Marfuz.








 ----------------------------------------------------------------------------------------

A partir do encontro de importantes encenadores baianos o Seminário tem por objetivo promover uma discussão de ideias acerca da estética de Brecht e das múltiplas possibilidades do seu uso em cena. Provoca um debate ético e estético de forma participativa ao convidar grandes nomes da história do teatro Baiano/Brasileiro a contar suas experiências como encenadores contemporâneos de Brecht criando a oportunidade de um encontro entre pesquisadores, estudantes e apreciadores da obra de Bertolt Brecht, num espaço aberto para troca de informações, renovação de ideias e conhecimento de um passado rico do cenário artístico soteropolitano.

----------------------------------------------------------------------------------------

LOCAL DO SEMINÁRIO  

Teatro Martim Gonçalves
(Escola de Teatro da UFBA)
Rua Araújo Pinho, 292 - Canela



PROGRAMA DO SEMINÁRIO

08/11
18h – Inscrições
19h – Abertura do Seminário: Palestra Brecht e o teatro pós-dramático  - Luiz Fernando Ramos, professor da ECA-USP e crítico de teatro da Folha de S. Paulo

09/11
13h - Inscrições
14h – Debate com encenadores baianos: Paulo Dourado, Carmem Paternostro e Luiz Marfuz. Mediação: Cláudio Cajaíba
Tema: A encenação brechtiana na Bahia


PARTICIPANTES



  • Luiz Fernando Ramos
 Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980) e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1980). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1989) e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997). É professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo desde 1998. Pesquisador do CNPq, coordena o GIDE - Grupo de Investigação do Desempenho Espetacular; Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP entre 2006 e 2010. É encenador, dramaturgo, crítico de teatro e documentarista. Atualmente finaliza livro a ser publicado em 2012 com o título provisório de “Mimesis espetacular: a margem de invenção”;. Foi presidente da Abrace - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas no biênio 2008-2010. É crítico de teatro da Folha de S.Paulo desde 2008.

  • Luiz Claudio Cajaíba Soares
É professor, vice-diretor da escola de teatro da UFBA e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas PPGAC-UFBA. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Livre de Berlim (2005). Tem mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1997). É bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1992). Faz comentários semanais sobre teatro no programa multicultura da Radio Educadora da Bahia. Colabora com a organização do programa de palestras e discussões do Festival Internacional de Dança Contemporânea Brasileira em Berlim
 
  • Carmem Paternostro
Dançarina, coreógrafa e diretora de espetáculos, licenciada em dança em 1970 pela
Universidade Federal da Bahia. Mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em
Dança da UFBA (2008) e doutora em Artes Cênicas pelo Programa Pós-Graduação em
Artes Cênicas da UFBA (2011). Responsável pela criação dos seguintes grupos: Grupo
Intercena (1976-78) e (1990-2008), grupo Calcutta Dance Theatre (1979-81), Grupo
Pagu Teatro Dança/Belo Horizonte (1983-85). Com mais de trinta anos de experiência
no ensino e na criação de espetáculos de dança e de teatro traz ainda no seu currículo
vivências e experiências artísticas no exterior com renomados diretores. Destacada no
cenário nacional por seus trabalhos com diversos grupos.

  • Luiz Cesar Alves Marfuz
Diretor Teatral, Dramaturgo, Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da UFBA, Administrador de Empresas e Bacharel em Comunicação pela UFBA, Jornalista, Arte-Educador; Professor da Escola de Teatro da UFBA nos cursos de Direção, Interpretação e Licenciatura em Artes Cênicas. Foi Diretor Artístico do Teatro Castro Alves. Concebeu e implantou o programa de tecnologia educacional Arte, Talento e Cidadania no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia
 
  • Paulo Dourado
É professor da Escola de Teatro da UFBA onde se graduou bacharel em direção teatral.
Dirigiu diversas montagens de destaque no panorama soteropolitano, muitas delas na
Companhia de Teatro da UFBA, como "Ubu-Rei", "Sete Pecados Captados", "Los
Catedrásticos", "A Conspiração dos Alfaiates", "Canudos: A Guerra do Sem Fim", “O
Círculo de Giz”, “O Sr. Puntilla e seu Criado Matti” e "Lídia de Oxum". Em 2011
dirigiu o espetáculo “A Paixão de Cristo”.




INSCRIÇÕES

As inscrições no seminário são gratuitas e devem ser feitas diretamente no email:

inscricaoseminariobrecht@gmail.com

Para efetivar a inscrição o interessado deve informar o NOME, RG e CPF

ATENÇÃO: As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.